A marca é a alma do negócio

O sócio da Pyrsona brandhouseDaniel Padilha deu uma entrevista sobre marcas para o Vitamina Publicitária onde declarou que, sim, “a marca é a alma do negócio”.

Padilha é graduado em Design e resolveu mergulhar no MBA executivo em Gestão de Marcas e revelar sua paixão pela área.

Por que existem consumidores que fazem a tatuagem do símbolo da Apple? Como alcançar este relacionamento? Foi pensando nisso que o Vitamina entrou em contato com o profissional para conversar sobre branding.

Confira alguns trechos da entrevista:

Vitamina Publicitária – As empresas estão cada vez mais interessadas no serviço de Gestão de Marcas para se aproximar dos consumidores. O que envolve o trabalho com marcas e quais são as responsabilidades de um profissional desta área?

Daniel Padilha – O branding envolve todo o universo de uma marca. Principalmente o alinhamento dos valores e diretrizes que servirão de guia para qualquer decisão estratégica que a empresa possa tomar. Todos os pontos de contato são orientados pelo posicionamento, este, que tem como parte de sua essência o objetivo de inspirar conexões internas e externas. (…) Sempre precisamos nos perguntar qual o propósito da marca? O que a torna especial? Que benefício traz aos clientes? A marca é a alma do negócio, e a inspiração para trabalhar com ela parte das pessoas que a constrói.

VP – Como as marcas respiram dentro das mídias sociais?

DP – Depende de cada uma, não existe regra ou receita! Cada marca possui uma gestão pensada somente para ela. Mas acredito que o maior erro de uma marca é de usar todo o poder infinito das mídias sociais e transformá-la numa plataforma de SAC 2.0. As pessoas querem mais do que isso, elas querem viver experiências, e ela é o “ar” que as marcas precisam dividir com o público.

VP – Qual deve ser a preocupação de um empresário com uma marca?

DP – A inovação. O ato de introduzir algo novo, porém a empresa precisa estar preparada, né!? Não utilizar a inovação como uma regra, mas força impulsionadora para estruturar os principais caminhos para se construir um relacionamento forte e duradouro.

Confira a entrevista na íntegra aqui.